Abertura de Empresa em Belo Horizonte

Se você é um empreendedor e quer realizar a abertura de empresa em Belo Horizonte nós vamos te mostrar tudo que você precisará fazer para que sua empresa seja aberta de maneira certa, estando nos conformes que a lei exige.

Acompanhe as nossas dicas sobre abertura de empresa bh, veja se você está com toda a documentação necessária para que a ativação e solicitação do seu registro seja possível, falaremos também sobre algumas questões que você precisará estar atento, acompanhe!

Quanto custa abrir uma empresa em Belo Horizonte?

A abertura de empresa em Belo Horizonte pode ter valores variados, isso influenciado pelo modelo de negócio que você deseja abrir, assim como a abertura de outras áreas dessa região, como a abertura de empresa em Jaboticatubas por exemplo, os custos podem variar entre R$ 256,31 a R$ 447,71, porém é válido ressaltar que se você optar em ser MEI não precisa arcar com custos de abertura.

Esses valores podem sofrer alteração caso a sua empresa precise de algum licenciamento, caso seja necessário a solicitação de um alvará de funcionamento ainda pode ser cobrado uma taxa que fica entre R$ 251,73 para que seja feita uma análise e a entrega da licença.

Há empreendimentos de impacto que precisam pagar um licenciamento de acordo com a função exercida, há empreendimentos que podem ter custos nessa área de até R$ 8 mil.

Por esse motivo o custo para abertura de empresa em Belo Horizonte pode ser variado, e é necessário averiguar quais são as necessidades específicas, pois em cada caso o valor total pode ser diferente.

Como abrir empresa em Belo Horizonte?

Vamos te mostrar o passo a passo para que você faça a abertura de empresa em Belo Horizonte da maneira mais correta, preste atenção em cada etapa e esse processo será realizado de forma bem prática.

Consulta prévia de viabilidade

O processo de abertura de empresa em Belo Horizonte precisa começar com uma consulta de viabilidade prévia, procedimento necessário para a verificação da possibilidade da realização de atividades no local escolhido para ser a sede da empresa.

Serão solicitados também os dados do titular
e da empresa, são eles: O CPF do titular, órgão de registro e natureza jurídica da empresa (Empresário Individual, EIRELI, sociedade Empresária, etc.), porte da empresa (Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, Média empresa, etc), endereço do local, o índice cadastral do imóvel onde a empresa será instalada (consulte no IPTU), Área do CNAE (Código Nacional de Atividades Econômicas) deverá ser correspondente às atividades da empresa (é possível fazer uma busca pelo nome de cada atividade, para quem não souber os códigos), objeto social, nome empresarial e tipo de unidade do empreendimento.

Depois do preenchimento de todas essas informações, faça o envio da consulta e aguarde a o processo de análise.

Registro da empresa

Esta é a etapa em que os dados necessários são coletados, para que ocorra a emissão do CNPJ e a efetivação das inscrições nos órgãos, como por exemplo, Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, Receita Federal e Prefeitura.

Se as informações passadas por você estiverem corretas, será gerado o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), juntamente com o CNPJ e também as inscrições estaduais e municipais.

Registro digital Jucemp

Preencha o módulo Integrador (acesse com sua conta gov) e ao entrar no site acesse o menu de registro digital, serão exigidos os seguintes documentos para cada tipo de empresa:

Para Empresário Individual: É necessário o REMP (Requerimento de empresário) que é gerado de forma automática pelo módulo integrador.

Para Sociedade Limitada: É necessário possuir o contrato social, gere ele automaticamente no módulo integrador.

Para Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – Eireli: É exigido o ato constitutivo, também pode ser gerado de forma automática no módulo integrador.

Demais tipos jurídicos: É imprescindível o anexo digital do ato de constituição.

É preciso também anexar o DAE (Documento de Arrecadação Estadual), que é gerado de forma automática no Módulo Integrador, ele deve estar quitado.

O processo vai ser enviado para a análise na junta comercial, devendo ter o seu resultado deferido ou indeferido em até 9 dias úteis.

Alvará de funcionamento à prefeitura

Todas as empresas que exercem funções de baixo risco são isentas da solicitação do alvará de funcionamento, o que é garantido pela lei n° 13.874, decretada em 2019 no mês de setembro.

Caso a sua empresa não se enquadre nessa questão você precisará acessar o site da prefeitura de BH, após isso acesse o sistema e informe o número da consulta de viabilidade, CNPJ e inscrição municipal.

É possível encontrar na seção de licenças outros tipos de licenciamento necessários para que as atividades de maior impacto sejam aprovadas.

Cadastro para emitir nota fiscal

Depois da abertura de empresa em Belo Horizonte você precisará fazer o credenciamento para a emissão de nota fiscal eletrônica, tem empresas que comercializam produtos e recolhem ICMS, por esse motivo precisam e devem procurar a SEFAZ MG para emitir NF-e, seguindo o que diz o site.

Porém aqueles que são prestadores de serviços e que recolhem ISS podem optar pelo cadastro junto à prefeitura e assim conseguir sua Senha Web para emitir NFS-e pelo BHISS Digital.

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Dúvidas sobre abertura de empresa em Belo Horizonte?

Saber o que fazer para ter uma empresa que segue as normas é o primeiro passo para que o sucesso do seu empreendimento aconteça, por esse motivo separamos um passo a passo e também informações importantes para que você consiga abrir a sua empresa da maneira correta.

Tire qualquer dúvida que possa existir em sua mente com todas as dicas que deixamos aqui, leia atentamente cada etapa e comece a pôr em prática o andamento da sua empresa.